obras > Série Giracorpogira 2003 / 2015

Coleção MNBA RJ  Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro
Coleção MNBA RJ
Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro

série GIRACORPOGIRA
"dourado sobre azul"
São Paulo 2004



Exposição na Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2005



Texto CARNAVAL
Marcelo Coelho . Folha de SP 09/02/2005

Com ‘Giracorpogira’, também na Pinacoteca, o fotógrafo Jaques Faing faz uma interpretação bem mais leve, quase que desmaterializada, e até ‘desumanizada’, do Carnaval. Não há rostos nem aglomerações frenéticas. Faing concentrou-se nas saias das baianas e porta-bandeiras, girando acima do chão. Dito assim, parece muito prosaico, mas o efeito é de extrema delicadeza; somos tentados a nos aproximar bastante das fotografias para verificar se o autor não acrescentou nenhuma pincelada para embelezar ainda mais o que as lentes registraram. Todos conhecem aquelas fotos de avenidas à noite, em que os faróis dos carros acabam parecendo, graças à superexposição da câmera, fios brilhantes, amarelos, brancos e vermelhos, contrastando com o asfalto. Imagino que Jacques Faing tenha utilizado um processo semelhante. As saias das sambistas se esfiapam, se desgrenham, se dissolvem, com o ouro dos bordados sobre o tecido azul-claro, branco ou verde-e-rosa, transformado num fluxo de luz.

A impressão que tenho do Carnaval como espetáculo exasperado, no fundo meio doloroso e paquidérmico, desapareceu graças às fotos de Faing; tudo se tornava suave como um pastel de Degas ou Fragonard. De certo modo, também nessa exposição se atingia aquilo que o Carnaval quer, mas não consegue realizar totalmente: uma transfiguração da realidade, em que um processo de encantamento ritual, giratório, fizesse tudo voar pelos ares, sem explosão, mas num milagre de leveza. Foi só sair da Pinacoteca, entretanto, para que no Jardim da Luz -tão bonito, apesar de tudo- uma população tristíssima, paupérrima, sem Carnaval nem fotógrafo que resolva, se fizesse visível no seu lugar de sempre."